Obras Sociais

Parte dos recursos financeiros captados por meio deste Guia de Noivos é destinada à Comunidade Terapêutica Liberdade Guadalupe, que opera sob responsabilidade da Paróquia São José e da Ordem Premonstratense.

 

A Comunidade Terapêutica foi inaugurada em abril de 1999, na cidade de Jaú, interior de São Paulo. É uma resposta imediata a um movimento de pessoas que desejavam abandonar a dependência química, mais especificamente o uso de drogas, por meio da colaboração mútua, abdicando de uma rotina, em prol da vida em comunidade com pessoas em situação semelhante.

A base de trabalho da Comunidade é inspirada no programa dos “Doze Passos” (Twelve-step Program), criado nos Estados Unidos por Bill W. e Dr. Bob S. inicialmente para o tratamento do alcoolismo e, mais tarde, estendido para praticamente todos os tipos de dependência química.

Para os dependentes, existem dois princípios básicos: o desejo de fazer parte do processo realizado pela Comunidade Terapêutica e o de abandonar o vício a qualquer momento. Essa é uma casa com dualidade de responsabilidades: ao passo que se encontra o socorro, também é possível socorrer.

Graças ao empenho e ao trabalho do Padre Oswaldo, que até recentemente era o pároco da região, a obra teve sua estrutura expandida. Foram construídas novas alas – o refeitório, a oficina, a área de suinocultura, o almoxarifado, a cocheira, a estufa de plantas, o aquário, o escritório, o galpão de eventos, os novos alojamentos, a área de lazer (piscina, quadra de esportes, academia de ginástica e campo de areia), as áreas de reflorestamento e cultivo de diversas plantas, a capela, o aviário e o lago de criação de peixes.

Além disso, houve investimento sobre a equipe interna de suporte, que hoje conta com o trabalho de profissionais das áreas psicológica, odontológica, médica, de assistência social, gastronômica e de monitoramento.

Em 2014, a Comunidade Terapêutica Liberdade Guadalupe recebeu o convite para abrir uma nova frente de trabalho na cidade de Pirapora do Bom Jesus, também no Estado de São Paulo.

E até hoje os trabalhos continua! A obra segue atendendo todo aquele que busca ajuda para se libertar do mundo das drogas, com tratamentos reforçados por bases técnicas e uma convivência sustentada pelo amor e pelo respeito entre os profissionais que prestam seus serviços à comunidade e os dependentes que necessitam de auxílio.